No próximo dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, além de dar início ao Tempo Quaresmal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Igreja no Brasil dará início à Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é: “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8).
Neste ano, a Campanha da Fraternidade, assumida pelo episcopado brasileiro, completa 60 anos num movimento de oração, conversão e solidariedade que gerou muitos frutos na Igreja e no Brasil. Serão cinco semanas intensas de mobilização, que culminarão na Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.
A Coleta Nacional da Solidariedade é fundamental para garantir o apoio a muitas iniciativas solidárias de empreendedorismo comunitário, combate à fome, entre outras, indicadas pela própria Igreja espalhadas pelo país, sempre ligadas ao tema da própria Campanha de cada ano, conforme divulgado nos editais do Fundo Nacional de Solidariedade.
Em 2023, a Campanha da Fraternidade foi refletida e vivenciada sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade do ano passado, o Conselho Gestor do FNS realizou três reuniões. Foram aprovados 240 projetos indicados pelos bispos e distribuídos R$ 6.577.799,88 em todo país.
Materiais de comunicação da CF 2024
Para dinamizar a Campanha para a Fraternidade 2024, o Setor de Campanhas, a Assessoria de Comunicação da CNBB e parceiros, como a Rádio Catedral, da arquidiocese do Rio de Janeiro, a Rádio Aparecida, Pascom Brasil e a TV Evangelizar, criaram uma série de materiais de comunicação (posts, reels, spots, vts e programentes) a partir do texto-base que podem ser usados em redes sociais e nos intervalos de programação das rádios e TVs de inspiração católicas do pais.
A Ascom CNBB organizou também uma tabela com os focos de comunicação da campanha em cada um das semanas do período da Quaresma. O material pode ser acessado no link abaixo. Ele orienta que material pode ser usado em cada veículo de comunicação em cada semana.
O assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, reforçou que a comunicação da Campanha vai buscar uma comunicação que toque o coração das pessoas e promova maior proximidade e engajamento nas das pessoas, não apenas apresentado números, mas trazendo também histórias concretas, sobretudo de projetos e pessoas que foram beneficiadas pela campanha.