A Igreja no Brasil se prepara para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.  O Sínodo é um processo de dois anos, dividido em fases distintas, começando em outubro de 2021 e culminando a “fase da Igreja universal” na tradicional assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023.

Nos dias 9 e 10 de outubro, em Roma, o Papa Francisco abriu, a primeira fase do processo de escuta do povo de Deus nas dioceses do mundo inteiro. Em comunhão com toda a Igreja, as dioceses do Brasil iniciaram a fase local do Sínodo.

A primeira fase, a ser vivida nas Igrejas particulares, vai de outubro de 2021 a março de 2022. Após esta fase, as dioceses terão que enviar, até 25 de março de 2022, as contribuições das Igrejas locais à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável por fazer a sistematização brasileira a ser enviada para etapa continental. A segunda fase – a Continental -, está prevista de setembro de 2022 a outubro de 2023, e a terceira, fase da Igreja Universal, em outubro de 2023.