A novena será realizada entre os dias 3 e 12 de outubro. Nos dias de semana, nove celebrações serão disponibilizadas para os devotos que estiverem em Aparecida. Aos sábados e domingos, o número de cerimônias aumenta para 13. Em 12 de outubro, data dedicada à Padroeira, 14 missas serão realizadas.

O tema das cerimônias em homenagem à padroeira neste ano é “Com Maria, somos Povo de Deus, unido pela Aliança”. Em 2021, a tradicional carreata com a imagem de Nossa Senhora também volta a ser realizada. Os fiéis podem acompanhar de carro, moto ou outro veículo, mas a presença a pé está vetada. As procissões, passeios ciclísticos e a Vigília Mariana não vão ocorrer ainda por conta da pandemia.

Com capacidade reduzida, as celebrações neste ano podem ser acompanhadas presencialmente - apenas 2.500 pessoas por missa - com acesso controlado e seguindo os protocolos de proteção para evitar a disseminação da Covid-19. O uso da máscara e o distanciamento são obrigatórios.

A recomendação da Basílica é de que os fiéis evitem aglomerações e acompanhem a programação remotamente.

Apesar do número de fiéis ser reduzido, o Santuário estendeu o número de missas. A passagem pelo nicho onde fica a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Casa de Velas, Sala das Promessas estão liberados ao público, assim como as demais atrações do Santuário, como o bondinho.

Fonte: G1