Ao pôr do sol dessa sexta-feira, 27 de novembro, a Diocese de Santo Ângelo ganhou mais um padre. Em celebração festiva, mas reservada, o Diácono Leonardo Envall Diekmann foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Liro Vendelino Meurer e a oração da Igreja. A celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Lucena.

O badalar do sino da Igreja Matriz anunciava à pequena cidade que mais um filho desta terra estava dando seu sim a Deus, através do ministério ordenado. Segundo relata o pároco de Porto Lucena, Pe. Jair Schneider, Leonardo é o quinto sacerdote natural dali.

A pandemia exigiu medidas de proteção e prevenção para conter o coronavírus. A celebração foi restrita ao clero, membros da família, amigos mais próximos, membros da comunidade natal do Pe. Leonardo e uma representação das Paróquias de Porto Lucena e Giruá, onde o Neo Sacerdote foi ordenado Diácono e exerceu seu ministério.

Uma celebração emocionante, transmitida ao vivo pelo facebook da Diocese de Santo Ângelo – Pascom Missões, e pela rádio Navegantes. Mais de 800 pessoas acompanharam ao vivo pelo facebook. Diversas manifestações de carinho, felicitações e oração pelo Pe. Leonardo foram registradas.

Pe. Leonardo é natural da comunidade São Miguel Arcanjo, de Linha Guajuvira, em Porto Lucena. Nesta comunidade celebrou sua primeira missa, no domingo, dia 29 de novembro. A partir de 2021, exercerá seu ministério em Santa Rosa, como vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.