Neste sábado à noite, 24 de outubro, a Paróquia São Miguel Arcanjo, de São Miguel das Missões, acolheu, após quase 30 anos, a Companhia de Jesus. Em celebração na Igreja Matriz, Dom Liro Vendelino Meurer, concedeu a posse como pároco ao sacerdote jesuíta, Pe. Dionísio Körbes. Pe. Dionísio será auxiliado pelo religioso jesuíta, Ir. Celso Schneider.

Também estiveram presentes na celebração, o provincial dos Jesuítas, e outros padres das foranias de Santo Ângelo e São Luiz. Mesmo em celebração restrita, transmitida via rádio e facebook, a paróquia organizou uma bonita acolhida aos religiosos, com a presença de representantes de todas as comunidades e movimentos.

A Paróquia de São Miguel é terra abençoada, marcada pela história e religiosidade de padres, religiosos e indígenas. Em tempos idos, São Miguel foi o maior e mais próspero dos Sete Povos das Missões. No século XVII, os sacerdotes jesuítas plantaram a semente da fé cristã no coração dos índios guaranis. Com a destruição das Reduções, padres e indígenas foram expulsos, migrando para o outro lado do rio Uruguai. Em 1902, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães à região de Cerro Largo, também retornam os sacerdotes da Companhia de Jesus, permanecendo na região até meados da década de 1980. O atual retorno da presença dos Jesuítas na Diocese de Santo Ângelo certamente contribuirá para manter viva na memória das futuras gerações a história da região missioneira.

Conheça um pouco da história dos religiosos que formarão comunidade em São Miguel:

Ir. Celso é natural de Cerro Largo/RS e, após muitos anos de trabalho na área da educação, vem para ser uma presença da congregação, especialmente nas escolas da região. Ele sempre foi um grande defensor da região das Missões e, por muitas vezes, através do show Anchieta, do colégio Anchieta, realizou diversas apresentações resgatando a memória da saga jesuítica-guarani.

Pe. Dionísio é natural de Itapiranga/SC e, após muitos anos trabalhando na área da formação e em paróquias, foi-lhe confiada a missão de retomar os trabalhos da Companhia de Jesus na Paróquia de São Miguel das Missões, na função de pároco.

Você gostaria de saber mais sobre a vinda dos jesuítas à Diocese de Santo Ângelo? Então confira a entrevista temática do ELO Diocesano de novembro, na qual o Pe. Dionísio Körbes partilha um pouco da história da congregação, os desafios enfrentados e as perspectivas para o futuro.