Não há visões nem palavras da Virgem de Aparecida. Mas, há uma mensagem bem clara, que brota da própria Imagem e do contexto histórico em que ela apareceu no rio Paraíba. 

1. MARIA APARECIDA NOS TRAZ JESUS: a imagem pequenina é uma escultura da Imaculada Conceição. Ela está grávida, porque  a missão de Maria  é oferecer-nos Jesus, fruto bendito do seu ventre.

2. MARIA  APARECIDA NOS REÚNE EM COMUNIDADE:  a cabeça vem separada do corpo. Como Maria é sinal e tipo da Igreja, tal separação representa simbolicamente o Povo de Deus, como corpo e o próprio Cristo, como Cabeça de uma humanidade. É preciso unir a cabeça para que o povo se torne Corpo místico de Cristo.

3. MARIA APARECIDA NOS CONVIDA A SER IGREJA: foi pescada e colocada dentro de uma barca. A barca é o símbolo evangélico da igreja de Jesus. Ela  nos convida a viver dentro da Igreja, como participantes  fiéis e ativos.

4. MARIA APARECIDA NOS CONVIDA À ORAÇÃO: tem as mãos postas em oração, revelando seu papel  de intercessora junto a Deus por nós e convidando-nos  a nos unir a ela em oração.

5. MARIA APARECIDA NOS ENSINA A SER HUMILDES: a imagem pequenina  de 36 cm apenas, quase que se esconde dentro da imensa Basílica. É preciso ser humilde para que o senhor possa fazer grandes coisas em nossas vidas.

6. MARIA APARECIDA BROTA DAS ÁGUAS: a água é elemento de vida e de purificação. Ela nos lembra a importância do nosso nascimento e da confissão, como purificação e perdão.

7. MARIA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS POBRES: faz-se pescar por 3 pescadores pobres e trabalhadores. A pescaria  milagrosa os liberta da ameaça dos  poderosos. E as casas desses pescadores tornam-se o primeiro templo de Nossa Senhora Aparecida.

8. MARIA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS NEGROS: a cor negra da imagem traduz a solidariedade de Maria com a raça negra, tão injustamente escravizada. Sua cor denuncia o pecado do preconceito racial a anuncia a esperança de libertação.

9. MARIA APARECIDA É ESPERANÇA DE UNIDADE: partida em mais de 200 pedaços por um doente mental, seu corpo foi restaurado por mãos carinhosas e sua unidade foi refeita. Ela nos mostra que sempre é possível reconstruir a unidade dentro e fora de nós, através do carinho, da reconciliação, da paciência.

10. MARIA  APARECIDA É O SORRISO DE DEUS PARA NÓS: os lábios da Imagem estão entreabertos num doce sorriso. É um sorriso de bondade maternal, que alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.

 Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, 
pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo,

em vossa querida imagem de Aparecida,
espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer 
ao número de vossos filhos e filhas,

mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia,
prostrado a vossos pés, 
consagro-vos o meu entendimento,
para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos a minha língua,
para que sempre vos louve e propague a vossa devoção;

consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus,
vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável,
vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe,

no ditoso número de vossos filhos e filhas;
acolhei-me debaixo de vossa proteção;

socorrei-me em todas as minhas necessidades,
espirituais e temporais, 
sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, ó celestial cooperadora,
e com vossa poderosa intercessão,

fortalecei-me em minha fraqueza,
a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,

possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu,
por toda eternidade.

Assim seja!


ESCRITO POR
Pe. Ulysses da Silva, C.Ss.R. (Aquivo redentorista)
Pe. Ulysses da Silva, C.Ss.R.

Missionário Redentorista